História em Quadrinhos

Turma da Mônica Jovem

Olá estrelinhas! 
Estamos hoje começando uma série sobre os gibis da Turma da Mônica Jovem, onde a cada mês irei falar um pouco sobre a edição. Hoje, irei falar um pouco em relação a como surgiu a revista,os temas abordados e as mudanças que ocorreram ao longo destes oito anos deste o surgimento da primeira edição.




História da revista
Turma da Mônica Jovem é uma publicação mensal dos Estúdios Mauricio de Sousa lançada em agosto de 2008. Trata-se de uma releitura dos personagens da Turma da Mônica em versões adolescentes, em traços e linguagem que remetem aos mangás japoneses e histórias que buscam dialogar com o público pré-adolescente. Com edições que já chegaram a atingir tiragens superiores a 400 mil exemplares, é uma das séries de histórias em quadrinhos mais vendidas no mundo.

Personagens

Mônica
Continua a mesma garota charmosa, de personalidade forte e dentucinha (mesmo depois de um bom tempo usando aparelho nos dentes), só que não é mais baixinha, nem gorducha.

Sua paixão por coelhos continua… e pelo Cebola também. Eles chegaram até a namorar em algumas edições, mas, por não conseguirem se entender ainda, continuam apenas amigos e sempre tentando disfarçar – apesar das constantes cenas de ciúme – o que sentem um pelo outro.

Cebola
Agora, ele prefere ser chamado de Cebola, tem muito mais do que cinco fios de cabelo e não troca mais os “erres” pelo “eles”… a não ser quando está nervoso.

É um rapaz muito esperto e ambicioso. Se seu sonho quando criança era ser o “dono da rua”, agora ele quer é dominar o mundo com suas ideias!
É apaixonado pela Mônica.

Magali
Magali continua a mesma garota magrinha e elegante de sempre. Só que muito menos gulosa e bem mais preocupada com a alimentação saudável.

O Quim, filho do dono da padaria, continua sendo seu namorado e o Mingau seu grande companheiro felino.

Cascão
Cascão se tornou um adolescente bastante vaidoso. Por isso, agora toma banho! Bom, pelo menos é o que ele diz…
É um grande esportista. E faz tantos esportes que, às vezes, até esquece de estudar! Continua namorando a Cascuda.

Edições
Lançada nas bancas sempre no último fim de semana de cada mês, as edições costumam trazer tramas completas em 120 páginas, com raras concessões a arcos de duas a quatro edições. Seguindo as convenções do "Estilo Mangá", as histórias costumam ser publicadas em preto-e-branco, em encadernações brochura de 16 x 21 cm. Cada edição ainda acompanha um editorial assinado por Mauricio de Sousa (Fala, Mauricio), que costuma refletir sobe temas abordados na trama do mês ou mesmo trazer novidades sobre a publicação.
Resultado de imagem para turma da monica jovem monica gravida
Na contramão das demais publicações dos Estúdios Mauricio de Sousa, que não costumavam creditar de forma direta os profissionais responsáveis por cada história, Turma da Mônica Jovem sempre traz em seu expediente a relação da equipe criativa de cada edição. A roteirista Petra Leão foi por um bom tempo responsável pelo texto da maioria das edições, ao lado de Marcelo Cassaro (responsável pelo layout de seus roteiros), elaborando tramas sob a aprovação prévia de Mauricio e sua equipe.
No entanto, desde setembro de 2014, a partir do bastante comentado arco de histórias "Umbra" de Emerson Abreu, a revista passou a adotar de forma mais contundente o rodízio de roteiristas, no qual os três autores mais frequentes neste período - Emerson, Petra e Cassaro - passaram a desenvolver arcos paralelos de histórias que se influenciam de forma periférica, cada qual seguindo seu próprio estilo.
Os roteiros de Petra desenvolvem a vida escolar e os conflitos amorosos entre os personagens centrais da turma, tanto através de histórias fechadas quanto por pequenos arcos. Responsável por escrever a maioria dos pontos-chaves da vida amorosa de Mônica e Cebola na primeira coleção (pedido de namoro em "Quer Namorar Comigo?", rompimento em "A Decisão", reconciliação em "Eles Voltaram!"), os roteiros de Petra formam o cânone principal seguido pelos demais roteiristas.
Já as histórias de Emerson Abreu obedecem uma mitologia própria de acontecimentos que mesclam suspenseterror e comédia sempre dentro da chamada "Supersaga do Fim do Mundo". 
Finalmente, os textos de Cassaro usam de referências de ficção científica e fantasia para complementar histórias que dialogam com o cotidiano da turma.Flávio, por sua vez, roteiriza arcos especiais, em sua maioria desconsiderados do cânone da revista, como a edição histórica 50: "O Casamento do Século" (que imagina um futuro em que Mônica e Cebola, já adultos, se unem e experimentam a vida de casados).

Divisão por 'Séries'
Em novembro de 2016, após chegar em sua centésima edição, a numeração de Turma da Mônica Jovem foi reiniciada. Tal como aconteceu com as revistas da Turma da Mônica Clássica pela Panini ao chegar à mesma marca no ano anterior, a 101ª edição da série é vendida como uma segunda número 1. A numeração zerada é um atrativo comercial para saciar o habitual desejo de novos leitores por ter uma "Edição 1" em sua coleção, ao mesmo tempo que encerra um ciclo para colecionadores de longa data.
Isso não significa que a trama dos personagens foi reiniciada junto. A cronologia desta segunda série apenas começa uma nova fase da vida da turma a partir da reconciliação do namoro entre Mônica e Cebola, fato que encerra a primeira coleção. Demais subtramas paralelas iniciadas na coleção anterior, como a "Supersaga do Fim do Mundo", continuam normalmente.
A edição 1 da segunda série, "...Te amo para Sempre!", ainda traz mudanças na apresentação das seções (Página de Rosto; Índice; Fala, Mauricio; Expediente), logotipo (reestilizado, mantendo as cores originais), design de capa (selos da Mauricio de Sousa Editora, Panini Comics e Planet Mangá posicionais no inferior da capa e assinatura do Mauricio de Sousa no alto, à direita), segunda e terceira capas (ilustrações à lápis e CYAN [azul]) e adiciona uma Galeria de Esboços em substituição à Nananinanão, página que orientava a direção de leitura da revista, oposta aos mangás.
A segunda série também altera a classificação indicativa da revista, que passa de 10 para 12 anos.
Meus Comentários

Comecei a ler os gibis da Turma da Mônica quando tinha uns 4 anos , pois todo sábado quando meu pai chegava do trabalho ele trazia um para mim. Logo quando eu tinha uns 14 anos e vi que iria ser lançado a Turma da Mônica Jovem eu resolvi compra la pois cresci junto com essa turminha, eu amei a primeira edição, como era uma série de quatro gibis eu comprei as outras três edições, e depois a quinta, a sexta.... e hoje eu tenho todas as 100 edições da primeira série da revista.

Adoro as aventuras que eles vivem, os dramas típicos da adolescência, ver eles crescendo e amadurecendo. É claro que ouve algumas edições que eu não gostei muito da historia, algumas capas que me decepcionaram bastante,mas no geral eu amo esses gibis e pretendo continuar a coleção.

As minhas histórias preferidas, além daquelas que a Mônica e o Cebola estão felizes junto, são as escritas pelo Emerson Abreu, eu AMO a super saga, as edições de Umbra ,com certeza foram uma das melhores.Ele mistura suspense, ação,mistério e comédia em uma só revistinha, e acreditem teve um que eu não consegui ler a noite,mas ainda assim ele é uma das minhas preferidas. Fiquei super feliz em saber que teremos a continuação da super saga , pois estou eufórica para saber mais sobre a serpente 😍
Podemos perceber que ao longo destes 6 anos as capas ficaram muito mais bonitas, os traços mais realistas . Na edição 0 (lado esquerdo) eles aparentam ter uns 12 anos ,já na primeira edição da segunda série parecem ter uns 16 anos (lado direito). 
Confesso que amei essa capa, como também as folhas de rostos, que ficaram igualmente lindas. Se as histórias estiveram tão belas quanto as capas essa nova série será um sucesso.

Beijos, Ana.

Fonte: Wikipedia, Uol.
.

2 comentários

  1. Eu AMO a Turma da Mônica Jovem <3 Como é bom encontrar uma blogueira que também é fã desses gibis.

    Adorei a matéria, PARABÉNS !!!!

    Beijinhos, Livia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia. Eu AMO essa turma ♡ Que bom que você gostou da matéria .

      Bjs, Ana.

      Excluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger