Resenha

O amor nos tempos do ouro
Autora: Marina Carvalho
Páginas: 328
Ano de Lançamento: 2016
Editora Globo Alt
[SINOPSE] Cécile Lavigne é uma franco-portuguesa que veio ao Brasil consolidar um casamento arranjado com um aristocrata de Minas Gerais, dono de terras e de escravos, bem mais velho do que ela, e por quem ela sente profundo desprezo. Enquanto lida com o turbilhão de sentimentos que a desequilibra, Cécile viverá diversas provações nessa nova terra que será sua casa, e talvez se entregue a um grande amor.
[COMENTÁRIOS]Cecile é uma jovem francesa que acabou de perder os pais e os irmãos em acidente no mar. De repente ela se vê sozinha e sendo obrigado pelo seu tio Euzébio a se mudar para o Brasil e se casar com Euclides de Andrade, um dos homens mais ricos de Minas gerais.

Assim que chega a Minas, seu tio a manda até Vila Rica onde seu noivo a espera. Para isso o mesmo contrata Fernão, para acompanhar Cécile pelo Caminho Novo. De início ele acha que ela é apenas mais uma menina mimada que após a morte dos pais não quis deixar de ter uma vida boa e por isso decidiu de casar com um velho rico.

Porém assim que se encontram ele percebe que não poderia estar mais enganado, pois a mesma enfrenta seu tio dizendo lhe que não queria se casar e o quanto ele é má.
"A cada dia ao lado daquela mulher, desfaziam-se as primeiras (e não muito boas) impressões a seus respeito, uma a uma. E o explorador mal sabia como lidar com essas novas constatações."
Durante a viagem Cécile vai conhecendo mais sobre a cultura brasileira, suas comidas costumes e habitantes. E Fernão vai percebendo que por de baixo daquela figura frágil e delicada vive uma mulher forte e decidida que não se deixa abalar facilmente. 

Com os dias e após a carruagem que Cécile e sua acompanhante Ursula estão, tomba na estrada , ela e Fernão se tornam mais próximos e percebem que estão começando a criar uma relação.

Tanto que Cécile pede que Fernão não a leve até Euclides, porém o mesmo não concorda e a leva ate seu noivo. Mas no instante em que chegam na fazenda, ele perceber que esse foi um dos maiores erros de sua vida. 

Depois de um jantar desastroso nesse mesmo dia, ele decide que vai fugir com Cécile de lá e para isso ele conta com a ajuda de Hassan, um dos escravos de Euclides do qual Cécile desenvolveu uma amizade durante a viagem. Hassan está decidido a fugir de lá junto com Milaka que esta grávida. Juntos eles traçam um plano de escape da fazenda.
"Jamais a vira tão derrotada [...] Não que tivesse a pretensão de ser o herói, o cavaleiro em armadura prateada, montado em um vigoroso cavalo e envolvido na causa de salvar a mocinha. Ele não possuía perfil de cavaleiro e nem ela o de mocinha. Ainda assim, cabia-lhe a obrigação de corrigir seu erro e garantir que Cécile pudesse ao menos ter a chance de viver bem no futuro."
A parti dai todas as noites através da janela Fernão vai até o quarto de Cécile para lhe passar as informações da fuga até que certa noite ele conseguem escapar da fazenda  junto de Hassan, Milaka e Akin (outro escravo no qual Cécile se tornou amiga) . Juntos eles chegam até o quilombo Novas Lavras onde são recebidos por Zwanga e decidem ficar um tempo por lá.

Porém a atração que já sentiam um pelo outro só faz crescer a cada momento que passam juntos........
" - Riqueza em excesso corrompe até o mais puro dos homens." pág. 215
Estrelinhas para tudo. Que livro foi esse ?! 💝

Simplesmente adorei esse livro , já faz uns dois anos que conheço o trabalho da Marina e ainda me surpreendo com seus livros O amor nos tempos do ouro se passa no Brasil Colônia do século dezoito, e é possível perceber o quanto ela estudou a historia do Brasil,a descrição dos cenários, costumes da escravidão do Brasil foi tudo feito de maneira impecável.

A escrita em terceira pessoa da autora é boa, detalhista na medida certa. A capítulos que possuem cartas de Fernão para Cécile e em outras trechos do diário da mesma. É muito bonito de se ver o amor crescendo entre os dois , e todas batalhas e dificuldades que eles precisam enfrentar para poderem ficar juntos. 

Como vocês já devem ter percebido eu adoro um livro de romance. E esse me tocou ainda mais por ser um romance de época brasileiro , escrito com tanta delicadeza e de maneira tão envolvente.

Descobri que uma continuação ou spin-off já está em produção. Pelo que a autora comentou no Facebook, o lançamento deve ficar para 2017. Mal posso esperar para que ele seja lançado 💘 .

Bjs, Ana.
NOTA: 🌟🌟🌟🌟🌟 (5/5) 
O  livro é PERFEITO . LEIAM rsrsrsrsrs 

2 comentários

  1. Owmmm que resenha mais linda.

    Nunca li nada da Marina Carvalho, mas eu adoro livros de época , ainda mais um que se passe no Brasil. Já vou pedir ele de presente de aniversario hauhau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia !Muito Obrigado.

      Os livros da Marina são maravilhosos. E esse é Magnifico. Um dos melhores livros que li ano passado.

      Bjs, Ana.

      Excluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger