Resenha

Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Ano :2015
Páginas: 640
Idioma: Português
Editora Martin Claret 

[SINOPSE] Jane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa". O livro é o mais famoso da escritora e traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroina irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses aspectos da trama conduzem os personagens ao auto-conhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.
[COMENTÁRIOS]"- Houve por certo algum problema na educação desses dois jovens. Um ficou com toda a bondade, e o outro, com toda a aparência dela."
Esta é segunda vez que leio esse livro, e posso dizer com absoluta certeza que é um dos meus preferidos <3 E por isso não podia deixar de escrever sobre ele , por mais difícil que seja falar de um livro que eu tanto amo.

Em Orgulho e Preconceito nós conchemos a Família Bennet, comporta pelo Sr.e Sra. Bennet e suas 5 filhas: Jane e Elizabeth Lizzy as mais velhas e sensatas,sendo Jane a mais amorosa, compreensível e doce das moças e Lizzy a mais sincera  e inteligente .Mary,é a mais estudiosa e Kitty e Lídia , as mais moças e mais desajuizadas e fúteis.

O sonho da sra. Bennet é ver as 5 filhas casadas ,sonho este que ela imagina preste a se realizar quando um jovem solteiro e rico se muda para uma das casas da vizinhança Netherfield Park. 
Porém ele não vem sozinho, o Sr. Bingley trás consigo suas irmas e cunhado , como também seu melhor amigo, também jovem, solteiro e rico  Sr. Darcy.
“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro que possua grande fortuna deve estar à procura de uma esposa”.
Assim que conhecem o Sr. Bingley todos ficam encantados com sua gentileza e simpatia. Já o sr. Darcy apesar de rico e influente , todos os acham muito orgulhoso. Logo no primeiro baile, Darcy rejeita Lizzy como sua parceira de dança, e deste desse momento ela forma uma fonte antipatia por ele. Já seu amigo , logo se encanta pela irmã mais velha da mesma A senhorita Bennet.
“Qual delas? – perguntou ele, voltando-se e detendo o olhar em Elizabeth por um instante, até que, encontrando-lhes os olhos, desviou os seus e disse friamente: - É tolerável; mas não tem beleza suficiente para tentar a mim[...]”.
Com isso as duas famílias ficam cada vez mais próximas. Com as idas e vindas do destino Lizy e Darcy se tornam cada vez mais mais próximos, e ele vez surgir um novo sentimento em relação a srta. Bennet. Porem por mais que ele diga que a ama , a mesma ainda possui um forte orgulho e preconceito em relação a ele, e o mesmo decide mostrar a força de seu amor por ela através  de ação.
 "Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente."
“Orgulho e Preconceito” foi o primeiro romance que li da  Jane Austen. Minhas expectativas quanto ao mesmo eram altíssimas, pois já havia falar muito de seus livros,contudo, a autora as superou, não apenas com o lindo romance ou com o dialogo muito bem elaborado entre os personagens, mas principalmente, pela riqueza de detalhes dos costumes da época,dos jeitos das pessoas ,seus dilemas e ambições. Para uma amante de história e de romances de época como eu, a obra é um paraíso.

Um livro repeleto de emoções e reviravoltas, Orgulho e Preconceito nos mostra a força do amor, o que ele capaz de fazer e transforma na vida de alguém .E o quanto as coisas podem mudam e os sentimentos podem mudar em poucos instantes.
Este é sem dúvidas uma das obras primas da literatura mundial reunindo romance, comédia, ironia e sarcasmo.Jane Austen não criou apenas personagens fortes, envolventes e com muita personalidade, mas também uma das mais lindas historias de amor de todos os tempos, pois é possível acompanhar o surgimento desse amor e a descoberta do mesmo .Podemos ver também o amadurecimento dos personagens , no início do livro assim como Lizzy também não gostava do sr. Darcy, mas depois ele sem sombra de duvidas se tornou um dos meus personagens literários preferidos <3.

O livro é repleto de críticas e alfinetadas ao comportamento das pessoas que viviam na Inglaterra naquela época, o que mostra o quanto Jane Austen era a frente do seu tempo.


Ps:Já assisti a série, o filme, li o livro o diário de Lizzie Bennet e também assisti a serie Lost in Austen e o filme Orgulho e Preconceito Zumbi. Super os recomendo a todos principalmente a série <3


Nota: 🌟🌟🌟🌟🌟(5/5)
O livro é P-E-R-F-E-I-T-O. LEIAM rsrsrs

3 comentários

  1. Precisooo ler esse livro! Tentei ver o filme, mas não consigo até ler o livro. Sou dessas que lê primeiro sim <3

    Beijos,
    Clarissa do Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara !!!

      Eu também sou desse jeito, prefiro sempre ler o livro antes de ver o filme .
      Você realmente precisa conhecer Mr. Darcy <3 Esse livro é PERFEITO . Eu o amo demais , tenho certeza que você também ira se apaixonar por ele .

      Beijos, Ana.

      Excluir
  2. Esse livro é PERFEITO <3
    O meu livro preferido de todos os tempos. Já irei procurar estes outros livros para ler e esta série para assistir.

    Beijos, Fernada.

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger