Resenha

O Rouxinol

Autora: Kristin Hannah
Páginas: 432
Ano de lançamento: 2015
Editora Arqueiro
[SINOPSE] “Neste épico passado na França da Segunda Guerra, duas irmãs se afastam por discordarem sobre a ameaça de ocupação nazista. Com temperamentos e princípios divergentes, cada uma delas precisa encontrar o próprio caminho e enfrentar questões morais e escolhas de vida ou morte.” - Christina Baker Kline, autora de O trem dos órfãos. 
França, 1939: No pequeno vilarejo de Carriveau, Vianne Mauriac se despede do marido, que ruma para o fronte. Ela não acredita que os nazistas invadirão o país, mas logo chegam hordas de soldados em marcha, caravanas de caminhões e tanques, aviões que escurecem os céus e despejam bombas sobre inocentes. 
Quando o país é tomado, um oficial das tropas de Hitler requisita a casa de Vianne, e ela e a filha são forçadas a conviver com o inimigo ou perder tudo. De repente, todos os seus movimentos passam a ser vigiados e Vianne é obrigada a fazer escolhas impossíveis, uma após a outra, e colaborar com os invasores para manter sua família viva. 
Isabelle, irmã de Vianne, é uma garota contestadora que leva a vida com o furor e a paixão típicos da juventude. Enquanto milhares de parisienses fogem dos terrores da guerra, ela se apaixona por um guerrilheiro e decide se juntar à Resistência, arriscando a vida para salvar os outros e libertar seu país. 
Seguindo a trajetória dessas duas grandes mulheres e revelando um lado esquecido da História, O Rouxinol é uma narrativa sensível que celebra o espírito humano e a força das mulheres que travaram batalhas diárias longe do fronte. 
Separadas pelas circunstâncias, divergentes em seus ideais e distanciadas por suas experiências, as duas irmãs têm um tortuoso destino em comum: proteger aqueles que amam em meio à devastação da guerra – e talvez pagar um preço inimaginável por seus atos de heroísmo.
[COMENTÁRIOS]Vianne e Isabele perderam a mãe ainda muito novas, porém a mesma sempre dizia que as duas seriam muito amigas,mas isso é algo difícil de se acreditar . Pois com a morte da mãe, o pai , um sobrevivente da guerra fria, deixa as meninas aos cuidados de uma mulher. No qual vivia brigando com Isabele, na época com 5 anos, e Vianne só sabia chorar e lamentar pela morte de sua mãe.

A mesma conhece Antonie, por quem se apaixona e engravida. Logo eles vão morar juntos e Isabele é enviada para uma escola só para garotas em Paris.

As irmãs quase nunca se vêem, e mal se falam no decorrer dos anos. Entretanto , no início da segunda guerra mundial , Antonie é convocado para lutar pela França e Isabele é expulsa de mais uma escola e vai para a casa do pai. Mas como Paris esta cheia de Nazista ele a manda para casa de Vianne.

Enquanto Vianne só quer esperar o marido voltar e proteger sua filha Sophie, Isabele deseja fazer a diferença e lutar a favor da França contra os nazistas , ainda mais após conhecer Gutz que faz parte da resistência , e a ajudou a chegar até a casa de Vianne.

Um tempo depois, mesmo tendo um soldado nazista aquartelado na casa de sua irmã, Isabele passa a entregar folhetos sobre a realidade da guerra. Até que ela perceber que pode entregar cartas secretas  na França, onde com o passar do tempo ela começa a guiar aviadores americanos pelas montanhas até os mesmos embarcarem para a Espanha.

Enquanto isso Vianne faz o possível para manter sua filha bem , como também sua amiga Rachel que é Judia e por isso perdeu seu emprego.
“Se há uma coisa que aprendi nesta minha longa vida foi o seguinte: no amor, nós descobrimos quem desejamos ser; na guerra, descobrimos quem somos.” - página 7
Neste livro conhecemos a historia de duas irmãs que fazem o possível para salvar aqueles que amam durante a guerra. No início do livro Isabele é uma menina impetuosa, mas que sempre desejou deixar sua marca no mundo, fazer a diferença. Por isso, que desde que saiu da escola ela decidiu que iria lutar pela França.

Já Vianne, uma mulher frágil,"covarde" e dependente do marido, que tudo o que ela desejava era proteger sua família, sua casa e não se envolver na guerra mas quê, com o decorrer da guerra vai se transformando em uma mulher forte, corajosa e determinada.
As irmas mal mantem contato durante este tempo. Porém quado as duas se reencontram em uma situação um tanto que perigosa, as duas não conversam sobre o que estão fazendo nem como estão como estão vivendo...

Comprei este livro durante uma viagem a Manaus <3, e confesso que não me arrependo nem um pouco de tê lo comprado. Eu adoro livros relacionados a segunda guerra mundial, desde mais nova esse foi um assunto que sempre me interessou, logo eu não poderia deixar de comprar este livro.

Amei ele , pois nos mostra a guerra em um outro ponto de vista. É uma historia repleta de luta, determinação ,coragem e amor. Que faz você repensar na vida e valorizar mais seus entes queridos.

Para quem se interessa pela 2ª guerra mundial, não pode deixar de ler este livro.

Beijinhos, Ana.

NOTA:🌟🌟🌟🌟🌟(5/5)
O livro é Perfeito.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger